Biografia Do Mestre Tiziu.




Biografia de Mestre Tiziu - Série Bambas da Capoeira, Pernambucana


Alex José de Melo nasceu em 13 de agosto de 1981, em Campinas, São Paulo. Filho de José Pedro de Melo, um grande trabalhador, e Josefa Djanira Silva de Melo. Desde cedo, se interessou por artes marciais ao assistir aos filmes de Bruce Lee. Aos 17 anos, conheceu a capoeira através de um amigo de trabalho e foi assistir a uma aula. Ficou encantado com essa arte brasileira e quis aprender. O professor Beija-Flor lhe disse que ele teria dificuldade no começo, pois seu corpo era muito duro, mas que a capoeira iria ajudá-lo a desenvolver sua flexibilidade e coordenação. Seguiu seu conselho e dedicou-se à capoeira, que se tornou uma paixão em sua vida.

Iniciou a capoeira com o Professor Beija-Flor, do Grupo Balé Capoeira, do Mestre Macaíba. Ele lhe ensinou os fundamentos dessa arte marcial brasileira, que combina dança, música e acrobacia. Desde 1997, participou de suas aulas no Pátio do Forró, na Vila do Pé de Serra, em Caruaru-PE. A capoeira é mais do que um esporte, é uma forma de expressão e resistência cultural.

Em 2000, após três anos de treinamento, recebeu a primeira graduação, a cor amarela, equivalente à segunda corda no grupo. Por motivos profissionais, deixou o professor Beija-Flor. No ano de 2002/2003 deu início a uma nova fase com o instrutor Pardal. Como percebeu que precisava se atualizar na capoeira, e o instrutor só tinha tempo para dar aulas nos fins de semana, decidiu sair.

Em abril de 2004, ele alcançou o seu primeiro grau de formatura, sendo qualificado como Monitor. Foi uma grande responsabilidade para ele, pois já estava ministrando aulas de capoeira no grupo Associação Palmares de Capoeira, sob a orientação do Professor Borracha e do Professor Zé do Bola, e com o apoio dos Mestres João Baiano e Mestre Índio, de Fortaleza, Ceará. No dia 22 de outubro de 2006, recebeu a segunda formatura na capoeira, tornando-se instrutor, no Grupo Palmares. Nessa ocasião, pôde compartilhar seu trabalho com outros alunos e formados, que também atuavam como instrutores em Caruaru-PE. Suas atividades incluíam dar aulas, ensinar, palestrar e fazer apresentações de capoeira, com a supervisão do Contramestre Zé do Bola, da Associação Palmares.

Em 18 de janeiro de 2007, Contramestre Zé do Bola realizou um grande evento na cidade de Belo Jardim e em outras cidades do estado de Pernambuco. Ele precisou levar seu trabalho sozinho, junto com seus alunos e formados. Assim, fundou a Associação Vida Jovem de Capoeira, na qual se formou como professor.

Um marco histórico para a capoeira aconteceu em 29 de agosto de 2010, na cidade de Belo Jardim. A Associação Vida Jovem de Capoeira realizou seu primeiro evento de formatura, reconhecendo o trabalho e a trajetória de vários praticantes dessa arte. Entre eles, o Mestre Zé do Bola, que recebeu o título de Mestre pela comunidade e por uma bancada de mestres renomados de diversos estados do Brasil. Nesse mesmo evento, ele também teve a honra de se formar como mestrando, após anos de dedicação e aprendizado.

No dia 18 de setembro de 2016, o mestrando Tiziu recebeu a honra de ser elevado à categoria de mestre de Capoeira, obtendo a corda branca, pelo Mestre Zé do Bola. O evento contou com a presença de muitos mestres de diversos estados do Brasil, que celebraram a trajetória e o talento de mestre Tiziu na arte da Capoeira. A festa aconteceu nas cidades de Caruaru e Belo Jardim, onde mestre Tiziu é um dos principais difusores da cultura afro-brasileira.

Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura afro-brasileira, o Mestre Tiziu criou o Grupo de Capoeira Raça Nobre, após sua formação no Vida Jovem. Desde 22 de janeiro de 2018, ele e seus formados desenvolvem um trabalho de excelência no agreste pernambucano, promovendo a capoeira com seriedade e compromisso.

Agradecimento do Mestre Tiziu 🐦

A capoeira é mais do que uma arte marcial, é uma forma de expressão, cultura e resistência. Sou grato por ter a capoeira em minha vida, pois ela me ensinou muitas lições, me deu muitas alegrias e me fez crescer como pessoa. A capoeira é minha paixão, meu propósito, meu caminho. Procuro transmitir aos meus formados e alunos, que me seguem desde o começo de minha jornada na capoeira, a importância de respeitar e valorizar essa arte, pois ela pode transformar nossas vidas.

Não tenho palavras para agradecer a Deus por tudo o que ele é e por tudo o que ele faz. Obrigado, meu Deus, por tudo.

2 comentários:

Aula com o Mestre Tiziu 17/09/25

 Aula com o Mestre Tiziu 17/09/25 Link do vídeo logo abaixo 👇🏿 https://youtu.be/TYtHszKNZGI?si=4Gh9EA0VRE8TaO9T